Enersugar
Enersugar conclui primeira edição do programa Bolsa de Qualificação Profissional

26/04/2022

Enersugar conclui primeira edição do programa Bolsa de Qualificação Profissional

 

A primeira edição do Bolsa de Qualificação Profissional Enersugar foi encerrada com sucesso. O programa atendeu funcionários que tiveram a suspensão dos contratos devido à entressafra da cana-de-açúcar e aderiram à modalidade do Seguro-Desemprego, mantido pelo governo federal, como forma de melhorar a capacitação. Além de beneficiar os colaboradores, a iniciativa da empresa visa o incremento da produção e o atendimento aos preceitos de responsabilidade social que mantém como valor.  

O programa foi idealizado no final de 2021 e aberto em 24 de janeiro de 2022 com a participação de 16 bolsistas de diversas áreas da indústria que mantiveram seus rendimentos e participaram de atividades para ganhar mais conhecimentos e experiências antes da retomada da produção. O projeto foi realizado em parceria com o Senai – Serviço Nacional da Indústria -, que é referência para a qualificação profissionais nas indústrias, e reduziu o número de dispensas na entressafra, além de possibilitar a manutenção de talentos na empresa.

As atividades foram apoiadas pela escola do Senai de Ourinhos, que instalou no pátio da Enersugar a carreta da “Escola Móvel de Manutenção Mecânica”, além de disponibilizar equipamentos para as atividades práticas. A unidade equipada com as ferramentas e materiais necessários às práticas dos treinamentos técnicos, foi um diferencial para garantir excelência ao processo de capacitação e atender à filosofia de trabalho desenvolvido tanto pela empresa quanto pela instituição de ensino.

Os treinamentos, com carga de 240 horas, incluíram atividades teóricas e práticas em diversas áreas, como manutenção industrial (mecânica, lubrificação, caldeiraria), segurança do trabalho (normas regulamentadoras e orientações para operações seguras), primeiros socorros e treinamentos comportamentais (autoconhecimento, ética e comunicação interpessoal).

A Enersugar também mobilizou uma equipe de instrutores internos, composta por profissionais de diversos setores, para atividades nas áreas de segurança do trabalho, qualidade, indústria e recursos humanos, totalizando 60 horas de treinamentos. O Senai, que desenvolveu uma grade adequada às necessidades da usina, também realizou treinamentos complementares que somaram 147 horas.

A última semana de treinamentos, que ocorreu entre 4 e 6 de abril, foi realizada no Centro de Treinamento do Senai, em Ourinhos. A escola disponibilizou o espaço para que atividade prática do curso de caldeiraria e fabricação de peças utilizando torno e solda, o que permitiu aos bolsistas a vivência real do que é a rotina da área dentro da indústria e resultou em elogios e maior engajamento dos participantes.

A aula de encerramento reuniu bolsistas, representantes da escola, que atuaram diretamente na capacitação, e gestores da Enersugar, que idealizaram e estruturaram o programa. Pelo Senai, estiveram o diretor Wilson José Chiari, o coordenador de relacionamento industrial Thiago Rosa Hamad e o instrutor de calderaria Marcos Aparecido de Moraes. A Enersugar foi representada pelo diretor-geral Melchiades Terciotti, pelo gerente administrativo Marcelo Avanzi e pela coordenadora de RH Mayara Guerra.


 Wilson Chiari, Thiago Hamad, Maranhão, Melchiades Terciotti, Marcelo Avanzi, Mayara Guerra e Marcos de Moraes participaram da aula de encerramento

 

 

DEPOIMENTOS DOS BOLSISTAS
 

Avalio de forma muito positiva, pois possibilitou que adquiríssemos conhecimentos de setores da empresa com os quais não tínhamos contato. Os cursos vieram melhorar o nosso conhecimento para o desempenho do trabalho nas áreas de traçagem de caldeiraria, metrologia e mecânica que, com certeza, nos dão uma visão mais ampla de como efetuar a operação no dia-a-dia. É de suma importância que o projeto continue para capacitar os funcionários e oferecer profissionais qualificados para a empresa. Esta oportunidade me despertou a necessidade de buscar mais informações e ingressei no curso técnico de Mecânica na Etec de Assis.
NILTON SERGIO DA SILVA – OPERADOR INDUSTRIAL


O final da safra se aproximava no ano passado e, com ele, a incerteza se iria permanecer com a empresa ou não. Felizmente, fu surpreendido com o convite para aderir ao programa. Isto possibilitou que eu permanecesse na empresa em que gosto de trabalhar e permitiu ganho de conhecimentos que serão importantes para meu desenvolvimento profissional. Todos que participaram aprenderam muito e agora são pessoas ainda mais qualificados. Todos ganharam. Espero que a iniciativa sirva de exemplo para outras empresas da região. Estou muito grato pela Enersugar ter me dado esta chance.
JOSÉ CARLOS PIMENTEL – OPERADOR INDUSTRIAL


Todos os conteúdos abordados serão úteis para o meu profissional e pessoal. Ampliou a minha visão sobre as atividades técnicas e me deixou mais seguro para a tomada de decisões e orientações aos colaboradores da minha equipe quanto às melhores práticas de atuação e à segurança no trabalho. Com este projeto, a empresa passou a olhar para dentro, desenvolvendo as pessoas que atuam internamente, não precisando buscar profissionais no mercado.
ED CARLOS PAITL- TÉCNICO EM OPERAÇÕES


As minhas considerações sobre o projeto são positivas. Além de não ter perdido meu emprego, agregou conhecimentos para a vida. Todos os cursos foram ótimos e abriram a minha cabeça para outras profissões dentro da usina. O curso de traçados de caldeiraria foi o meu preferido. Estou muito satisfeita! Espero que esta iniciativa possa servir de exemplo, pois vejo que a Enersugar é a primeira empresa da região a desenvolver este tipo de projeto.
FERNANDA MESSIAS RODELA- TÉCNICA DE LABORATÓRIO


                           

Beneficiários realizando as práticas com orientações do docente

 

 
Sala de aula cedida pelo SENAI - alunos desenhando projetos a serem executados

 


TREINAMENTOS REALIZADOS NO INTERIOR DA ESCOLA MÓVEL DE MANUTENÇÃO MECÂNICA

 Mecânica Industrial - Docente Tiago França
 

 

Outros ambientes para a prática de Mecânica Industrial foram montados no interior da usina
 


REGISTROS DE TREINAMENTOS COM INSTRUTORES INTERNOS
 

Segurança do Trabalho - Valdinei Silva

 


Qualidade: Gestores João e Wendel

 


Inteligência Emocional, Autoconhecimento e Ética no Trabalho - Mayara Guerra – Recursos Humanos

 


Processos Industriais - Antônio Carlos Viesser - Diretor Industrial