Enersugar
Açúcar e etanol voltam a subir em março após recuo em janeiro e fevereiro, aponta Conab

31/03/2022

Açúcar e etanol voltam a subir em março após recuo em janeiro e fevereiro, aponta Conab

Os preços do açúcar e etanol voltaram a subir no mercado doméstico em março após registrarem queda em janeiro e fevereiro, afirma a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em conjuntura mensal sobre a cana-de-açúcar.

De acordo com a estatal, o avanço do adoçante “segue o comportamento do mercado externo, em um movimento influenciado pelo aumento das cotações de petróleo”, mas a chegada da próxima safra de cana no Centro-Sul e a valorização do real devem limitar a alta do produto.

Quanto ao etanol, a alta do petróleo e a maior competitividade do biocombustível frente à gasolina impulsionaram os preços. “Além disso, o avanço no controle de covid-19 também favorece a perspectiva de fortalecimento do consumo no início da safra 2022/23”, afirma.

A Conab estima que o Brasil produzirá 568,4 milhões de toneladas de cana na safra 2021/22, 13,2% a menos do que na temporada anterior. “Essa redução se deve a uma menor área cultivada aliada a uma menor produtividade dos canaviais em razão da seca e das geadas do último inverno”, detalha.

A companhia destaca que nos 11 meses da safra 2021/22 (abril de 2021 a fevereiro de 2022) as exportações de açúcar do país registraram queda anual de 18,8%, a 24,5 milhões de toneladas, e as de etanol recuaram 41,4% na mesma comparação.

“De acordo com a análise da Conab, o menor volume de venda para o mercado externo é explicado pela quebra da produção na temporada e por problemas logísticos no transporte marítimo internacional”, explica nota da companhia.

Augusto Decker

fonte: Nova Cana