
19/12/2025
A Usina Enersugar realizou o 5º Encontro de Fornecedores de Cana-de-Açúcar. O evento, realizado na última quinta-feira (18/12) no Clube Banespinha, em Palmital, reuniu sócios, diretores, gestores da empresa e parceiros comerciais, para recepcionar os produtores rurais que fornecem matéria-prima e celebrar o sucesso da safra 2025. O ciclo superou a meta de moagem e consolidou o trabalho da usina, que alcançou importantes resultados na produção de açúcar, etanol e energia.
O encontro contou com a presença dos acionistas Dirceu Finotti, Amábile Finotti, Marília Finotti, Gabriel Finotti e Sylvio Ribeiro, acompanhados de familiares. A equipe de gestão foi representada pelos diretores Melchiades Terciotti (geral) e Antônio Viesser (industrial), de gerentes e gestores de todos os setores da usina. A primeira parte da programação foi de apresentação dos resultados da safra 2025, sobre os aspectos do trabalho da empresa e expectativas para o próximo ciclo produtivo.
DOIS MILHÕES
Melchíades Terciotti abordou a “Performance da Safra de 2025”, que atingiu a moagem de 1,8 milhão de toneladas de cana, superando a meta inicial prevista no início do ano, com destaque para a produção agrícola e industrial e a dinâmica do mercado de açúcar e etanol. O diretor anunciou a previsão de processamento de 2 milhões de toneladas em 2026 e enfatizou o empenho da Enersugar em manter parceria sólida com os fornecedores para garantir a matéria-prima necessária ao cumprimento dos objetivos.
Melchiades Terciotti e Valter Sticanella fizeram apresentações sobre o desempenho da Enersugar nesta safra
Foi citada a “mudança de estágio” da Enersugar, que está focada na melhoria da eficiência, na redução de custos e na constância da operação, em paralelo à reestruturação financeira e à diversificação de atividades. “Só seremos fortes se estivermos fortes juntos. E este é o motivo de nossa comemoração hoje”, resumiu Terciotti.
O gerente-agrícola Valter Sticanella apresentou o tema “Desempenho atual e cenário para as próximas safras”, com destaque para a estrutura da Enersugar e balanço das atividades do ano, incluindo a prospecção de novas áreas para ampliar a produção e o suporte oferecido aos fornecedores. Ele também ressaltou ações que diferenciam o relacionamento da empresa com os agricultores parceiros.
PARCEIROS
O assistente de desenvolvimento técnico de mercado da FMC, Mitamar Chamek, apresentou produtos destinados aos canaviais, seguido de Vinicius Lima, gerente comercial da Agrion, que exibiu um vídeo sobre o projeto da fábrica de adubo organomineral que será construída junto à sede da Enersugar, em Ibirarema, cujos fertilizantes produzidos serão oferecidos a agricultores da região.
Mitamar Chamek apresentou soluções da FMC e Vinicius Lima falou sobre o projeto da fábrica da Agrion
PALESTRAS
Na pauta técnica do encontro, o consultor e pesquisador Alexandre de Sene Pinto falou sobre o “Manejo Fitossanitário da Cana-de-Açúcar” para identificar tipos de pragas e doenças, indicar medidas de combate e orientar para a utilização de bioinsumos para melhoria da produtividade. O especialista João Rosa Botão apresentou palestra sobre o “Mercado de cana, açúcar e etanol”, em que traçou o panorama produtivo e econômico do setor sucroalcooleiro e comentou as expectativas para o futuro.
Alexandre Sene e João Botão fizeram palestras sobre a cultura da cana-de-açúcar durante evento
Evento no Clube Banespinha reuniu centenas de pessoas entre fornecedores, parceiros e convidados
Acionistas ressaltam conquistas e agradecem parceiros
O 5º Encontro de Produtores incluiu a exibição de vídeo institucional sobre os cinco anos de história da empresa, com depoimentos de funcionários, gestores e diretores, seguido da fala dos acionistas representados por Sylvio Ribeiro e Dirceu Finotti.
Dirceu Finotti e Sylvio Ribeiro agradeceram produtores parceiros e enfatizaram sucesso das ações da Enersugar
Sylvio destacou a parceria dos produtores rurais da região, que contribuem diretamente para o sucesso da Enersugar e lembrou o legado do amigo e sócio Dorival Finotti, falecido, que ajudou a construir a filosofia de trabalho da empresa. “O nosso projeto segue em frente, como a gente combinou”, afirmou, enfatizando o empenho em transformar as instalações de Ibirarema em um polo industrial para agregar valor e fortalecer a cadeia produtiva regional.
Dirceu Finotti disse que a usina se tornou um “projeto de vida” construído junto com seu irmão Dorival, hoje representado pela cunhada Amábile e pelos sobrinhos Gabriel e Marília, e o sócio Sylvio. Ele destacou que a Enersugar, com apoio dos fornecedores, se consolida como importante instrumento de desenvolvimento regional. “Muito obrigado a todos pela confiança que depositaram em nós. Sonhamos no começo, arriscamos e chegamos até aqui. O objetivo é ir muito longe”, finalizou.
CLIQUE NO LINK ABAIXO E CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO
https://drive.google.com/drive/folders/14J1F_AnFRSZA1t9f4LcibWvcNiNYQPh1?usp=drive_link