Enersugar
Enersugar supera meta da safra 2025 e projeta moer 2 milhões de toneladas em 2026

31/10/2025

Enersugar supera meta da safra 2025 e projeta moer 2 milhões de toneladas em 2026

Sylvio Ribeiro falou sofre os projetos de implantação de duas fábricas para produção de biofertizantes e biogás junto à planta industrial da Enersugar


Em participação na edição especial da 25ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, que celebrou os 25 anos do evento e os 50 anos do ProÁlcool, o acionista da Usina Enersugar, Sylvio Ribeiro do Valle, revelou os números surpreendentes da safra 2025 e o aumento da projeção para o próximo ano.

 

Em entrevista concedida no evento, realizado entre 20 e 21 de outubro, em São Paulo, o empresário falou sobre os desafios da safra atual, marcada por seguidas geadas, seca prolongada e uma sucessão de incêndios em canaviais que causaram várias mudanças no cronograma da colheita e também da logística e da indústria, para manter estável a produção de açúcar e etanol.

 

Apesar das dificuldades causadas pelas oscilações do clima e do atendimento emergencial aos fornecedores afetados por geadas e queimadas, Sylvio comemora o surpreendente resultado do ano, que obrigou a Enersugar a rever a meta de moagem estabelecida de 1,7 milhões para 1,85 milhões de toneladas de cana. “Foi uma surpresa, mas uma surpresa boa, de enfrentar e adaptar a usina para o aumento inesperado de mais 8% na produção”, contou o empresário. 

 

Para a próxima safra, a meta de moagem deve ser revista para 2 milhões de toneladas de cana, antecipando em um ano o cronograma estabelecido inicialmente pela Enersugar. Segundo Sylvio Ribeiro, a usina deve trabalhar “topada”, ou seja, operando em capacidade máxima.

 

PROJETOS – Além do aumento exponencial de moagem e de produção nos primeiros cinco anos de atividades, a Usina Enersugar projeta novos investimentos junto à planta industrial em Ibirarema (SP). Estão previstos para breve o início da construção de uma fábrica de biofertizantes, para atender preferencialmente os fornecedores da usina, utilizando como matéria-prima os resíduos da indústria, e em seguida uma fábrica de biogás, que deverão garantir a plena sustentabilidade industrial baseada na economia circular.