Enersugar
Usina Enersugar tem participação de destaque no Civap Summit, em Palmita

30/10/2025

Usina Enersugar tem participação de destaque no Civap Summit, em Palmita

Gerente financeiro João Dias foi um dos palestrantes

A Usina Enersugar, uma das principais empresas de produção de açúcar, etanol e energia elétrica do Médio Vale do Paranapanema, tem como filosofia de integração regional a participação em eventos de interesse comercial, científico, social e beneficente. Entre os dias 23 e 24 de outubro, a empresa participou com destaque do Civap Summit 2025, realizado em Palmital, onde montou estande no Espaço Multiuso Sebastião Luiz Pereira Lima e participou de um dos painéis com palestra do seu gerente financeiro.

 

O evento organizado pelo Civap – Consorcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema -, que recebeu lideranças políticas e empresariais, gestores públicos e privados, representantes de entidades e grande número de estudantes, especialmente de Etecs e Fatecs da região, serviu como meio de integração e interlocução entre empresas, escolas públicas e privadas e instituições de fomento científico, social e empresarial, com a discussão de temas voltados à educação, inovação, empreendedorismo, negócios, empregos e fortalecimento socioeconômico do Vale do Paranapanema.

 

A Enersugar integrou um dos painéis temáticos do evento, junto a representantes do setor empresarial, gestores públicos e lideranças institucionais. João Dias, gerente financeiro da empresa, participou na quinta-feira (24/10) do debate “Desafios da atuação do gestor e perspectivas do mercado de trabalho futuro”, que reuniu executivos da BAL-Civap SPE, Bananinha Palmital, Unifio e Tereos.

 

João Dias participiu em um dos painéis no segundo dia do evento

 

Dias falou sobre a trajetória de sucesso da Enersugar, que, apesar de jovem no setor, obteve resultados expressivos já nas primeiras safras, com crescimento contínuo da produção. Ele destacou a filosofia de trabalho da empresa, que valoriza a competência dos colaboradores e o relacionamento com os fornecedores, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional e a geração de novas oportunidades de negócios e empregos.

 

O executivo revelou que a Enersugar já contabiliza cerca de 200 fornecedores de cana-de-açúcar, que abastecem a indústria para a produção de etanol, açúcar e energia elétrica, somados à extração de subprodutos como levedura e fertilizantes oriundos da torta de filtro e da vinhaça. Também destacou a futura implantação de uma planta de biofertilizantes e outra de biometano. “Tudo o que entra na companhia sai como produto acabado. Isso gera oportunidades para todos que querem participar, estar conosco ou aprender um pouco mais sobre esse modelo de produção”, afirmou.

 

João Dias também abordou os desafios da qualificação profissional e as necessidades de adaptação às transformações tecnológicas, empresariais e sociais. Dirigindo-se aos estudantes de cursos técnicos e tecnológicos que formavam a maioria na plateia, ele compartilhou experiências pessoais, desde o início como aprendiz, até alcançar posição de destaque no mercado, e incentivou os jovens a “pensar fora da caixa para perceber o que o mercado tem a oferecer e o que podemos buscar”.