Enersugar
Enersugar reúne agricultores em palestra sobre doenças e pragas da cana-de-açúcar

30/07/2025

Enersugar reúne agricultores em palestra sobre doenças e pragas da cana-de-açúcar

A Usina Enersugar mantém programa permanente que oferece informações e atualização aos fornecedores parceiros por meio de palestras com técnicos e empresas especializadas no setor sucroenergético. Em mais uma etapa do trabalho de disseminação de conhecimentos, a empresa ofereceu na noite de quinta-feira da semana passada (24/07), em Palmital, uma palestra técnica sobre doenças e pragas na cultura da cana-de-açúcar, com foco na Síndrome da Murcha e Controle da Broca. 

 

O evento, que reuniu agricultores de Palmital e da região no salão Serv-Já, foi aberto pelo diretor-geral Melchíades Terciotti, que enfatizou o trabalho continuado da Enersugar no incentivo à produção saudável da cana para garantir a sustentabilidade do negócio, principalmente na conjuntura político-econômica do Brasil e do mundo. Segundo ele, objetivo do encontro foi compartilhar informações para proteção e melhoria da produção. 

 

O gerente-agrícola Valter Sticanella também citou o trabalho da Enersugar em levar informações necessárias para garantir a rentabilidade da cultura da cana, e o agrônomo Rômulo Germano, supervisor de relacionamento, falou sobre a evolução da produção da usina nas últimas safras e dos objetivos do evento, além de apresentar a equipe da área agrícola. Também participou a coordenadora contábil Natália Domene, que falou sobre a recuperação de créditos do ICMS para produtores rurais. 

 

 Rômulo Germano apresentou a equipe do setor agrícola da Enersugar

Natália Domene falou sobre o resgate de créditos do ICMP para produtores rurais

René de Assis Sordi, especialista que atuou em institutos de pesquisa e atualmente presta consultoria no setor canavieiro, iniciou a palestra técnica lembrando os desafios para a produção de cana no Brasil, incluindo mercado, economia, clima, doenças e pragas, apresentou dados sobre produtividade dos canaviais e fez recomendações para a renovação das lavouras e a aplicação de tecnologia para garantir a rentabilidade. 

René Sordi falou sobre doenças e pragas na cultura da cana-de-açúcar

O palestrante falou da Murcha, doença causada por fungos e que apresenta fatores de risco, sinais de alerta e sintomas da síndrome, que reduz a produção em até 45% e também afeta o rendimento industrial devido à perda de qualidade da matéria-prima, que dificulta a extração de açúcar. Sordi falou sobre as formas adequadas de manejo e enfatizou a importância do monitoramento e controle da planta desde os primeiros estágios de desenvolvimento. 

 

O palestrante falou também sobre a prevenção da broca, inseto cujas larvas consomem a parte interna da cana, lembrando que a espécie possui ciclo muito rápido, com 4 a 5 gerações por ano. O especialista fez orientações para o Manejo Integrado de Pragas (MIP), incluindo monitoramento e a utilização de meios biológicos e químicos, acrescentando informações importantes aos agricultores que fizeram perguntas para esclarecer dúvidas. 

 

O evento, encerrado com jantar de confraternização, apresentou variedades de cana e a especificação do potencial produtivo nos variados tipos de solo e de ambiente para garantia de lavouras mais saudáveis e produtivas.