Enersugar
Enersugar estabelece meta de 1,7 milhão de toneladas para a safra 2025/26

09/04/2025

Enersugar estabelece meta de 1,7 milhão de toneladas para a safra 2025/26

Promover a troca de informações, programar as atividades de trabalho, coordenar ações e fazer o alinhamento das equipes de todos os setores para a safra 2025/2026, prevista para começar em 15 de abril, com meta de moagem de 1,7 milhão de toneladas de cana-de-açúcar. Estes foram os objetivos do 5º Workshop Enersugar, com o tema geral “Construindo história, consolidando resultados”, realizado na sexta-feira (04/04), no centro de convenções do Hotel HD Park, em Assis. 

Apresentações foram realizadas no salão do Hotel HD Park, em Assis

Evento reuniu acionistas, diretores, gerentes e lideranças de todos os setores da Usina Enersugar

O evento reuniu sócios-proprietários, diretores, gerentes e lideranças que atuam nas áreas agrícola, administrativa, industrial, operacional e comercial para a apresentação das metas de qualidade, desempenho e rendimento na usina. O Conselho de Acionistas foi representado pelos sócios Sylvio Ribeiro e Amábile Finotti, viúva do fundador Dorival Finotti, acompanhada dos filhos Gabriel e Marília.

 

O diretor-geral Melchíades Terciotti (CEO) destacou os objetivos do Workshop enfatizando que a Enersugar desenvolve trabalho robusto e tem como filosofia cuidar dos detalhes para continuar alcançando as metas. Destacou o orgulho de contar com muitos talentos na empresa, profissionais capacitados a solucionar problemas, e pediu o compromisso de todos em atingir os objetivos no próximo ciclo produtivo.

 


Sylvio Ribeiro enfatizou o franco crescimento da Enersugar, lembrando que ela nasceu em 2020, em um período de incertezas ocasionado pela pandemia, e que mostrou elevada capacidade de superação dos desafios até atingir o status atual como empresa sólida e confiável na região. O sócio destacou o empenho em manter o trabalho com governança e administração profissionais e funcionários altamente qualificados, para aproveitar as novas oportunidades de crescimento e manter a história de sucesso da usina.

 

AGRÍCOLA - Após apresentação inicial do setor de Segurança do Trabalho, com o engenheiro Valdinei Ribeiro, o gerente-agrícola Valter Sticanella, acompanhado do supervisor de colheita e logística Gilson Moura, falou sobre as parcerias com fornecedores para a contratação da cana necessária para atingir a meta de moagem, destacando que a Enersugar já está próxima de atingir 1,7 milhão de toneladas previstas para a próxima safra.


O gerente-agrícola confirmou parcerias para o plantio de mais de 4 mil hectares de cana, que serão colhidas a partir da próxima safra (26/27), garantindo matéria-prima para futuras expansões, citando o fornecimento de vinhaça e torta de filtro, para fertilização dos canaviais, e a aplicação de maturadores com o uso de drone. Gilson Moura falou sobre a programação de colheita e de logística.

ADMINISTRAÇÃO - A programação da tarde no workshop foi iniciada com a premiação do quiz que testou o conhecimento dos colaboradores sobre fatos importantes da Enersugar. Em seguida, o gerente-financeiro João Dias fez apresentação em que enfatizou a evolução consistente das receitas da Enersugar nos últimos anos, impulsionada diretamente pelos resultados obtidos no processo de moagem. O desempenho positivo, de acordo com ele, é fruto de um trabalho sólido, baseado no rigoroso controle de custos e orçamento, aliado a um planejamento eficaz e melhorias significativas nas atividades operacionais.


Em um segundo momento, foram apresentados de dados de desempenho, das ações de destaque e de metas para a safra 2025/26 nas demais áreas administrativas pelos setores de Recursos Humanos (Mayara Egídio), Tecnologia da Informação (Victor Hugo Oliveira), Suprimentos (Antônio Rodrigo Scalada), Almoxarifado (Marcelo Sampaio) e Comercialização (Antônio Augusto Polizel), que falaram sobre os objetivos e metas para a safra 2025/2026.

Também foi realizada a plenária, em que os diretores geral (Melchíades Terciotti) e industrial (Antônio Viesser), juntamente com os gerentes agrícola (Valter Sticanella), administrativo (Marcelo Avanzi) e Financeiro (João Dias) responderam questões da organização e fizeram estimativas para o futuro da empresa no próximo quinquênio. Durante a sessão, os gestores da Enersugar reforçaram o compromisso com a busca contínua por eficiência, mirando o aumento da capacidade de moagem como estratégia para alcançar o ponto de equilíbrio e, consequentemente, ampliar a liquidez da margem operacional. 


Durante a plenária, houve destaque para a importância da diversificação do portfólio da Enersugar, com o desenvolvimento de novos produtos oriundos da cana-de-açúcar e a análise criteriosa da viabilidade de investimentos, sempre pautados pelo planejamento financeiro estratégico. Como resultado do planejamento e de novos projetos, a empresa segue focada em garantir crescimento sustentável, inovação e solidez em seus resultados futuros.


Marilia Finotti encerrou os pronunciamentos destacando os trabalhos desenvolvidos e citando o sentimento de orgulho e satisfação de pertencer à família Enersugar. A organização do workshop fez homenagens a funcionários que atuam desde a primeira safra na usina e o diretor-geral Melchíades Terciotti foi o destaque pela estruturação da empresa e condução dos trabalhos desde 2020. Em discurso, ele agradeceu a confiança do sócio Dorival Finotti, que faleceu no final de 2023, e dos demais acionistas da Enersugar, lembrando ainda que o crescimento da usina é resultado da união de forças de todos os envolvidos com a organização.

 

Indústria transforma desafios em conquistas

O setor industrial da Enersugar, que foi o grande destaque nas últimas safras, apresentou os parâmetros para operação da usina, visando eficiência e redução de perdas. As apresentações foram feitas pelos supervisores Rodrigo Luziano (extração e manutenção), Oádann Nunes (utilidades), Juliano Fadoni (produção de açúcar, etanol e levedura) e Elisangela Lucio de Souza (controle de qualidade).

 

O diretor-industrial Antônio Viesser falou sobre as expectativas da safra 2025/2026, que prevê a produção de 140 mil toneladas de açúcar VHP (alto teor de sacarose), 50 milhões de litros de etanol hidratado e 40 mil MWh de energia elétrica na planta de cogeração.


Lembrando o tema geral da apresentação, Viesser mostrou fotos da indústria (antes e depois) para detalhar os investimentos que garantem mais disponibilidade de tempo de operação e eficiência na produção, incluindo diversas aquisições, adequações, melhorias e reativação de equipamentos para garantir boa performance, citando valores mobilizados para cada uma das ações. O diretor lembrou também as iniciativas para alinhamento da empresa às normas da legislação ambiental e trabalhista, tornando as atividades mais seguras e sustentáveis.

 

A apresentação de um vídeo, que mostrou a evolução da Enersugar em suas cinco primeiras safras, causou surpresa e emoção nas equipes, quando o gerente-administrativo Marcelo Avanzi citou a boa sintonia das equipes (administração, indústria e agrícola), lembrou da qualidade dos profissionais e enfatizou o empenho dos colaboradores para o sucesso das atividades.