Enersugar
Enersugar ressalta dedicação dos colaboradores na comemoração dos 500 dias sem acidentes de trabalho

17/06/2022

Enersugar ressalta dedicação dos colaboradores na comemoração dos 500 dias sem acidentes de trabalho

 

A usina Enersugar iniciou sua terceira safra em 16 de maio com o foco na consolidação dos trabalhos realizados desde 2000 e na melhoria da eficiência industrial para garantir qualidade na produção de etanol, açúcar e energia. Quando completou um mês de moagem, com resultados considerados de excelência, a usina comemorou a marca de 500 dias sem acidentes de trabalho de maior gravidade que ocasionam afastamento dos colaboradores.

 


O resultado é fruto do moderno conceito de gestão adotado pela usina em Ibirarema, que tem como prioridade o fortalecimento das relações com os colaboradores para o estabelecimento de metas de desempenho e elevados padrões operacionais de confiabilidade e segurança. Para marcar o período recorde sem acidentes, a Enersugar confeccionou canecas comemorativas que foram distribuídas aos cerca de 300 funcionários.

 

As entregas das canecas ocorreram na quinta-feira (16/06) durante as trocas de turnos realizadas às 7h20, às 15h20 e às 23h20. As reuniões foram acompanhadas pelo diretor-industrial Antônio Viesser, pela supervisora Controle Qualidade e Meio Ambiente Elisangela Lúcio de Souza, pela gestora de Manutenção e Benfeitorias Bruna Aline de Campos e pelo engenheiro Segurança do Trabalho Valdinei Ribeiro da Silva.

 


 

Durante as reuniões, houve a leitura da mensagem da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que parabenizou todos os funcionários da Enersugar pelo comprometimento com a Segurança do Trabalho ao atingir em 16 de junho a marca de 500 dias sem acidentes que ocasionam afastamento. De acordo com o órgão, o resultado mostra que os colaboradores estão realizando suas atividades de maneira segura e seguindo as orientações e normas para evitar riscos que comprometam a integridade física.

 


A Cipa ressaltou também que a colaboração de todos contribuiu para a implantação de uma cultura voltada à segurança coletiva que respeita as regras e as boas práticas propostas pela empresa. A meta, conforme a mensagem da Cipa, é dar continuidade ao engajamento para garantir a manutenção da qualidade de vida e da saúde de todos os trabalhadores da Enersugar.

 


Viesser participou das reuniões e disse que o resultado só foi possível pelo comprometimento de todos os colaboradores com o respeito à vida, que é um dos principais valores da Enersugar. O diretor-industrial parabenizou os trabalhadores e disse que a conquista é fruto de empenho dos funcionários, fazendo com que a usina esteja se destacando no quesito segurança do trabalho em apenas três anos de operação.

 


O diretor-industrial enfatizou que os 500 dias sem acidentes são resultado da atuação da Cipa e do trabalho que busca o envolvimento dos trabalhadores, que são responsáveis pela segurança individual e coletiva. Ele destacou que o planejamento e a operação baseados em normas técnicas garantem que todos possam produzir mais e ficar livres de acidentes, indo para casa felizes por cumprirem suas obrigações e com saúde para aproveitar momentos com suas famílias.

 


Ao final, Viesser destacou que espera ver dobrada a marca de dias sem acidentes e que a comemoração ocorre em um momento no qual a Enersugar atinge um excelente patamar na produção, com bons índices de eficiência operacional. “Isto mostra que os funcionários estão trabalhando melhor e com mais segurança”, enfatizou o diretor, que representou os demais membros da diretoria e os sócios da empresa.