Enersugar
Enersugar reúne gestores e apresenta metas para a safra 2022/23

11/05/2022

Enersugar reúne gestores e apresenta metas para a safra 2022/23

 

Dirigentes de todos os setores da Enersugar definiram os indicadores para a nova safra; palestra abordou comunicação e liderança no ambiente de trabalho

 

Apresentar os planos de trabalho com indicadores para garantir a eficiência nos processos e atingir as metas para a produção na safra 2022/23. Este foi o objetivo do 2º Workshop Enersugar realizado no dia 6 de maio, em Ibirarema. A ação também permitiu a integração e o diálogo entre os diversos setores da empresa para garantir a continuidade da cultura corporativa adotada como valor de trabalho.

O evento, que teve a presença de gestores de todos os setores da usina Enersugar, foi realizado na Chácara do Sargento, às margens da vicinal Francisco Antunes Ribeiro. A abertura, após um café-da-manhã de confraternização, foi feita pelos diretores Melchiades Terciotti (geral) e Antônio Viesser (industrial), que ressaltaram os objetivos do workshop preparatório da terceira safra da empresa.

O diretor-geral Melchiades Terciotti

O diretor-industrial Antônio Viesser

A programação foi iniciada com apresentação do setor de segurança do trabalho, que destacou o êxito da safra anterior sem acidente com afastamento, além do recorde de 455 dias sem incidentes na indústria. Antônio Viesser apresentou a proposta de produção da usina, que inicia a safra em 17 de maio e estima moer aproximadamente 800 mil toneladas de cana-de-açúcar até 25 de outubro.

O diretor-industrial apresentou as metas da Enersugar, que deve direcionar 40% da matéria-prima para o açúcar e 60% para etanol hidratado. De acordo com Viesser, a produção de alcançar 41,6 milhões de litros de etanol e 40,9 mil toneladas de açúcar VHP (alto teor de sacarose). A Enersugar também deverá gerar 31,6 mil MWh de energia a partir da queima do bagaço da cana processada na indústria.

A manhã do workshop contou ainda com a apresentação dos indicadores e metas para os setores de qualidade ambiental, extração de caldo, fábrica de açúcar e destilaria, manutenção industrial, administração, controle orçamentário e finanças e planejamento, além dos setores de tributação, contabilidade, recursos humanos e tecnologia da informação.

Evento em Ibirarema reuniu sócios, diretores e gestores de todos os setores da Enersugar

Durante a tarde, foram realizadas apresentações do almoxarifado e da área agrícola, com questões importantes de atuação e estratégias para ampliar o contato com os produtores e garantir o aumento da produção. Também foram apresentados os indicadores para os setores de controle agrícola, logística (corte, transbordo e transporte) e destinação dos efluentes.

O workshop possibilitou que os chefes de cada um dos setores pudessem apresentar dados com os indicadores de desempenho previstos e as metas a serem atingidas com o objetivo de garantir a eficiência nos processos. A iniciativa busca adequar a qualidade dos setores de administração, da indústria e da produção agrícola ao orçamento estimado para a safra 22/23.

Palestra abordou aspectos de comunicação e liderança

O palestrante Clay Lopes

O evento foi finalizado com a palestra “Comunicação e Liderança” com Clay Lopes, que ressaltou o valor do relacionamento interpessoal na empresa e enfatizou a capacidade de expressão e de entendimento como chave para o sucesso do trabalho. Ele também fez trabalho motivacional e ofereceu orientações para que os líderes alcancem maior eficiência nas atividades cotidianas.

 

SÓCIOS DESTACAM O TRABALHO COLETIVO

Os sócios da Enersugar Dorival Finotti e Sylvio Ribeiro participaram do encerramento do workshop em Ibirarema e destacaram a importância do trabalho coletivo. De acordo com eles, o compartilhamento das informações representa a visão e a cultura da empresa, por meio de um processo participativo para o fomento da eficiência e da produtividade.

 

Sylvio Ribeiro agradeceu a participação de todos no workshop e lembrou que a iniciativa tem como objetivo oferecer o desenvolvimento pessoal e coletivo, formando uma “família forte”. O sócio destacou o empenho da diretoria em fomentar o crescimento da Enersugar, para criar mais empregos e gerar riqueza para a região.

 

 

Dorival Finotti falou sobre exemplos de liderança, ressaltando que os profissionais têm de conquistar seus companheiros para motivar e tornar a equipe eficiente e produtiva. O sócio lembrou ainda da luta para erguer a Enersugar e pediu o empenho dos colaboradores para que a empresa cresça ainda mais.