12/07/2025
Com o patrocínio de diversas empresas, incluindo a Enersugar, o AgTech Vale foi realizado nesta semana com a proposta de impulsionar a inovação e a tecnologia do agronegócio na região. O encontro reuniu especialistas do setor na sede da Acia - Associação Comercial e Industrial de Assis - em palestras, painéis e troca de experiências em diversos segmentos do agronegócio no Vale do Paranapanema. Representantes da Usina Enersugar participaram dos três dias da programação.
A Enersugar foi parceira do evento e montou estande para apresentar empresa e fazer contatos durante a Agtech Vale
Com apoio de órgãos públicos e instituições de pesquisa, o evento reuniu especialistas do agronegócio, empreendedores, empresários, inovadores, investidores, produtores rurais e pesquisadores com o objetivo de apontar soluções tecnológicas e estratégias sustentáveis para o setor agropecuário da região. A Enersugar montou estande no evento, que teve como tema geral “Inovação e Tecnologia”.
Evento reuniu empresários, gestores, representantes de órgãos públicos, especialistas no agro e produtores
MULHER – O primeiro dia do AgTech, na quarta-feira (09/07), teve programação dedicada exclusivamente ao protagonismo feminino com o tema “O Vale Mulher – Valorização e Liderança”. Um dos destaques foi o painel “O Papel da Mulher na Sucessão Familiar no Agro”, mediado por Kátia Rezende Barbosa e participação de Camila Zanon, produtora rural e advogada da Enersugar.
A representante da usina citou os desafios de iniciar a transição dos negócios junto com a irmã e contou que atualmente atuam na administração da propriedade da família em conjunto com o pai e o marido, que também é agricultor. Camila disse que a experiência é muito enriquecedora para sua profissão, pois também pode orientar clientes e parceiros da Enersugar sobre a gestão compartilhada dos negócios.
TECNOLOGIA E PRODUTIVIDADE – O segundo dia da programação, na quinta-feira (10/07), contou com painéis e exposições referentes ao “Território, Tecnologia e Produtividade”. Marcelo Avanzi, gerente administrativo da Enersugar, participou do painel “Vale no Radar Nacional”, que analisou a região como polo estratégico de produção e riqueza no agro brasileiro. Marcelo citou a importância histórica da região no contexto da agricultura nacional e lembrou o falecido agrônomo e líder ruralista Dorival Finotti, fundador da Enersugar, que com visão estratégica e idealista do agronegócio, considerava o Vale do Paranapanema como ideal para a produção agrícola, principalmente a cana-de-açúcar.
FUTURO DO AGRO – As atividades de sexta-feira (11/07) foram voltadas ao tema “Mercado, Valorização e Visão de Futuro” e o gerente Marcelo Avanzi foi novamente um dos debatedores, desta vez no tema “Influência do plantio na produtividade regional do Vale”. O gerente agrícola Valter Sticanella participou do debate “Conectividade no Campo”, que discutiu as inovações tecnológicas para o aprimoramento dos trabalhos no agronegócio. O representante da Enersugar enfatizou a tecnologia como instrumento de monitoramento das lavouras e para agilização do trabalho de combate a incêndios nos canaviais.
Na tarde de sexta-feira (11/07), o gerente-financeiro da Enersugar João Dias integrou o painel “Crédito Inteligente para um Agro Sustentável” e o acionista Sylvio Ribeiro participou do encerramento que reuniu lideranças das maiores empresas da região e o prefeito de Palmital e presidente do Civap, Luis Gustavo Mendes Moraes, para discussão do tema “Visão Estratégica: O Vale do Paranapanema em 2035”. O encerramento focou o planejamento regional e as perspectivas de desenvolvimento do agronegócio para a próxima década.
Sylvio Ribeiro esteve no painel de encerramento com lideranças das maiores empresas da região e autoridades