02/07/2025
Rogerio Mian (diretor da Udop), Serginho (assessor parlamentar), Itamar Borges, Sylvio, Margarida e Arnaldo Jardim durante evento em Araçatuba
A União Nacional da Bioenergia (Udop) celebrou na noite da última segunda-feira (30/06), em cerimônia especial realizada no Centro de Eventos de Araçatuba, seus 40 anos de fundação. O evento foi marcado por homenagens, que incluiu a Usina Enersugar, e reflexões sobre os avanços do setor bioenergético brasileiro, no qual a entidade desempenha papel de destaque.
A Enersugar foi representada pelo sócio acionista Sylvio Ribeiro, acompanhado da esposa Margarida, para receber troféu comemorativo aos 40 anos da Udop na categoria “Usina Parceira”. O evento contou também com a presença de autoridades, como os deputados Itamar Borges (estadual) e Arnaldo Jardim (federal), representantes de empresas e instituições do setor bioenergético, membros da entidade voltada ao setor do agronegócio e convidados.
“Mais do que uma data comemorativa, são quatro décadas marcadas pela confiança de clientes, pela força de mais de 80 unidades espalhadas por 11 estados e, principalmente, pelo protagonismo das pessoas que fizeram da Udop um verdadeiro símbolo de representatividade nacional. Neste marco, revisitamos conquistas, honramos legados e renovamos o compromisso com o futuro energético do país”, destacou o presidente da entidade, Hugo Cagno Filho.
Sylvio Ribeiro agradeceu o reconhecimento e lembrou a filosofia da Enersugar de se integrar às principais entidades do setor. “As parcerias são fundamentais para o desenvolvimento do setor sucroenergético e, a Enersugar, é uma empresa que busca permanentemente receber e transmitir informação, conhecimento e tecnologia”, enfatizou.
A cerimônia também prestou tributo a personalidades que ajudaram a construir a história da entidade, com destaque para o anúncio da mudança do nome do tradicional Troféu da Agroenergia, agora denominado Troféu da Agroenergia Antonio Cesar Salibe, em homenagem ao presidente Emérito da entidade falecido em abril deste ano. Visionário do setor sucroenergético, ele foi um dos fundadores da Udop, criada nos primeiros anos do Programa Nacional do Álcool (Proálcool) como espaço para troca de experiências entre os profissionais das áreas agrícola, industrial e de gestão de Araçatuba.
CONGRESSO – A noite de homenagens precedeu a abertura, realizada na terça-feira (01/07), do 18º Congresso Nacional da Bioenergia promovido pela Udop no Campus da UNIP. O evento, que termina na quarta-feira (02/07), deve reunir público de mais de 1,5 mil pessoas, incluindo profissionais de usinas, pesquisadores, executivos, acadêmicos, fornecedores, cientistas e empresas de tecnologia. A programação conta com palestras e debates com temas voltados a todos os segmentos do setor de tecnologias de energia limpa e combustíveis renováveis.