Enersugar
Enersugar completa um ano de atividades industrias em Ibirarema com metas triplicadas

09/06/2021

Enersugar completa um ano de atividades industrias em Ibirarema com metas triplicadas

A usina Enersugar completa um ano de operação na produção de açúcar, levedura, etanol e energia elétrica. A empresa, instalada em Ibirarema (SP), foi criada com a proposta de atuar no setor agroindustrial da região Centro Oeste Paulista com modernos conceitos de governança que garantem segurança nas relações comerciais, fiscais e jurídicas e o melhor ambiente de negócios na aquisição de matéria-prima e comercialização dos produtos sucroenergéticos nos mercados nacional e internacional.

 


Internamente, os objetivos fixados são de trabalhar com os preceitos da sustentabilidade, da responsabilidade social e ambiental e formar equipes competentes, bem treinadas, comprometidas com os valores da empresa e com segurança e confiança nas relações trabalhistas baseadas no profissionalismo e na valorização dos colaboradores e suas famílias.

 

 

A ainda curta história da Enersugar já é exemplo de empreendedorismo, crença no trabalho e na produção. Em meio à crise social e econômica causada pela pandemia do Novo Coronavírus, três empresários-agricultores, os irmãos Dorival e Dirceu Finotti, e Sylvio Ribeiro do Valle Mello Júnior, contrariaram as expectativas pessimistas do mercado ao adquirir em Ibirarema a planta industrial paralisada há quase uma década e em processo de sucateamento, quando foi criada uma Sociedade Anônima para gerir o novo empreendimento.

 

Um volume considerável de recursos foi investido na aquisição das instalações e na reforma, readequação e modernização da estrutura desativada, para iniciar a produção industrial em escala comercial e de exportação de alimentos e energia com agilidade, qualidade e segurança.

 

Firmando os valores da cooperação, integração e fé Cristã da nova empresa, o início do funcionamento da Enersugar foi marcado por culto ecumênico realizado no dia 9 de junho de 2020, cuja cerimônia contou com a presença dos acionistas administradores, do diretor geral Melchiades Donizeti Terciotti, de diretores setoriais, líderes e colaboradores, além de fornecedores e convidados, como prefeitos e vereadores de cidades da região de abrangência da empresa.

 

 

OPERAÇÃO – No ano passado, quando a empresa iniciou atividades com a “safra teste”, foram processadas 350 mil toneladas de cana-de-açúcar, para a produção de 21 mil toneladas de açúcar VHP (alto teor de sacarose) e 13 milhões de litros de etanol. Após avaliar as instalações industriais em condições reais de operação, quando foram feitos os ajustes necessários, a equipe da Enersugar desenvolveu um planejamento estratégico para a safra 2021/22, que foi iniciada em meados do mês passado.

 

 

As diretorias das áreas de produção da Enersugar foram mobilizadas para o estabelecimento de indicadores e metas e os equipamentos receberam novas melhorias nos setores de recepção, moagem e fermentação para garantia de quantidade, agilidade e qualidade nos processos industriais.

 

A rápida evolução da Enersugar também incluiu o aprimoramento na estrutura administrativa e a incorporação de mais de 100 novos funcionários aos quadros da empresa para manter a operação 24 horas durante nos sete dias da semana. A proposta para a safra 2021/22 é um salto significativo no volume de processamento de matéria-prima, atingindo a marca de 1 milhão de toneladas.

 

 

TRIPLO - A meta é triplicar a moagem de cana-de-açúcar com o processamento de 7,4 mil toneladas de matéria-prima por dia, para atingir produção de 80 mil toneladas de açúcar, de 30 milhões de litros de etanol e gerar 50 mil megawatts/hora (MWh) de energia elétrica para o SIN - Sistema Integrado Nacional.