Enersugar
Enersugar organiza Workshop e apresenta indicadores e metas para a safra 21/22

11/05/2021

Enersugar organiza Workshop e apresenta indicadores e metas para a safra 21/22

 

 

A Enersugar inicia sua segunda temporada de atividade industrial com apresentação do Plano Safra que define indicadores para garantir a eficiência nos processos e metas para a produção de etanol, açúcar, levedura e energia elétrica. A atividade, por meio da integração e diálogo entre todos os setores, faz parte da nova cultura de trabalho instituída pela empresa com sede em Ibirarema e atuação em diversos municípios da região.

As propostas de trabalho foram conhecidas durante o I Workshoping Enersugar - Safra 2021/22, realizado no recinto de eventos Chácara do Sargento, em Ibirarema. Cerca de 40 pessoas, que ocuparam espaço adequado para mais de 400 pessoas, para garantir distanciamento com uso de máscaras e higienização adequada e cumprir os protocolos sanitários, se reuniram para receber, apresentar e trocar informações.

O evento empresarial contou com a presença dos acionistas-administradores Dorival Finotti e Sylvio Ribeiro do Valle Mello Júnior, que fizeram a abertura e apresentaram suas diretrizes para o desenvolvimento dos negócios na usina a seus diretores, gerentes, encarregados e líderes de cada um dos setores da empresa que possui estrutura administrativa bem definida em organograma já estruturado.

Os representantes de setores fizeram apresentações de temas específicos, como segurança no trabalho, plano de produção, orçamento, qualidade e meio ambiente, moenda e caldeira, fábrica e destilaria, manutenção, liderança, atividade agrícola e controle de efluentes, administração pessoal, recursos humanos, almoxarifado e TI. Houve também abordagem dos planos para as áreas de suprimentos, finanças e contabilidade.

Durante o workshop, os líderes de cada um dos setores apresentaram dados com os indicadores de desempenho previstos e as metas a serem atingidas com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos e o melhor desempenho nos processos. A iniciativa busca adequar a otimização dos setores de administração, da indústria e da produção agrícola ao orçamento estimado para a safra 21/22.

Segundo o diretor-geral da Enersugar, Melchiades Donizete Terciotti, o workshop representa uma nova visão e cultura da empresa, por meio de um processo participativo para o fomento da eficiência e da produtividade. Ele informou que a integração e o compartilhamento de informações possibilitam que todos conheçam as propostas e metas de cada área, garantindo um ambiente participativo e colaborativo.

O diretor enfatizou também que a fixação de indicadores de desempenho e o estabelecimento das metas a serem perseguidas simbolizam um modelo de gestão moderno e eficiente.

Melchiades adiantou que, para a próxima safra, a Enersugar tem como meta moer 1 milhão de toneladas de cana-de-açúcar para produzir 80 mil toneladas de açúcar VHP (alto teor de sacarose) e 30 milhões de litros de etanol, além de garantir 50 mil megawatt-hora (Mwh) na unidade de cogeração de energia.

Depois da primeira safra, que apenas para teste e adequação do parque industrial e treinamento das equipes, já foi possível moer cerca de 350 toneladas de matéria prima, a Enersugar trabalha com uma expectativa absolutamente viável e segura de cumprir a metas estabelecidas para o próximo período.